Que animal você é? 🦒🐧🐢🐰🐻

Catarina Rinaldi
4 min readMar 3, 2022

--

Quando a gente começa a pensar em entrevistas e dinâmicas para entrar em alguma empresa, muitas vezes começamos a pensar também em quais perguntas serão feitas, e o que pode acontecer em cada momento, para que estejamos o mais bem preparados possível.

E algumas perguntas se repetem de tempos em tempos, algumas mais sérias, outras menos, algumas disfarçadas de “bobas” para que o entrevistador saiba algo a mais sobre a nossa personalidade.

E pensando nisso, eu fiquei com “que animal eu sou?” na cabeça. Eu tinha resolvido que coelho era uma boa resposta, são animais fofinhos, bem conhecidos, bem quistos, são velozes e são vistos como espertos e/ou sagazes.

Porque é isso, muitas vezes a gente tenta achar um equilíbrio entre o que a gente acha que é e o que queremos demonstrar em uma situação tão formal quanto essa (de entrevistas em geral).

E é claro que existem muitos sites por aí que vão explicar qual a personalidade que a gente coloca em cada animal mais comum dessas respostas, tipo que felinos são muito autoconfiantes, tem posições de liderança e possuem muita coragem, ou que cachorros são ótimos trabalhando em equipe, são inteligentes e perseverantes, esse tipo de coisa.

Até que ponto temos que cair nessas respostas porque achamos que é o que o time de recrutamento quer ouvir? Qual o “limite” de personalidade que queremos passar sem deixar de sermos profissionais?

Foi pensando nisso que quis mudar a minha resposta para suricate. Sabe o Timão, do Rei Leão? haha Sim. Eu adoro suricates faz muito tempo, e acho que tentaria achar qualquer justificativa para que eles fossem parecidos comigo.

Timão (suricate) do desenho do Rei Leão com um sorriso no rosto e em pé, com o rabo levantado.
Timão — Rei Leão — Fonte

No final das contas, a resposta ser suricate tem muito mais a ver com eu escolher um animal que eu gosto e acho fofo do que qualquer outro motivo, mas como eu disse, eu realmente tentei achar justificativa para que eles fossem parecidos comigo, e aqui vai a minha explicação:

Apesar de serem animais diurnos (que não se parece tanto assim comigo), eles são pequenininhos (assim como eu e meu metro e meio de altura, rs.), e apesar de sua pequena estatura e de parecerem fofinhos, são predadores naturais de animais perigosos como escorpiões e najas.

Eles são seres que tem “vários primos” (família Herpestidae), mas são únicos de seu gênero (Suricata), vivem em grupos de até 40 indivíduos, entendem vozes, tendo até uma linguagem própria, podendo se comunicar de forma única, e também criam os seus filhotes em grupo e conseguem ensiná-los a caçar.

Dessa forma, me identifico pois, eu, (como autista) me sinto tanto como uma pessoa única, quanto como uma que se comunica de forma única. Mesmo que as outras pessoas (os “primos”, rs.) me entendam de certa forma, muitas vezes eu preciso de mais passos do que outras pessoas para ser compreendida, precisando esclarecer e explicar mais o que estou falando e ouvindo.

Também acho que consigo me identificar em “viver em grupos”, por mais que adore ficar só, minha vida é feita de grupos de pessoas que agregam tanto em sabedorias e experiências, quanto em carinho e amor. E por mais que eu goste de trabalhar sozinha, sei dedicar tempos para os trabalhos em grupo que também são de grande importância para a troca de informações (e muitas vezes para criar redes de apoio).

E de forma final também acho que sou uma pessoa que consegue ensinar as outras, talvez eu fale melhor na forma escrita, mas acho que por querer que as coisas fiquem o mais claras possíveis para mim, quando eu aprendo (e isso às vezes parece demorar mais pra mim do que para os outros), eu realmente aprendo, e assim consigo passar o conhecimento adiante.

Enfim! Eu acho que eu poderia tentar fazer esse paralelo com qualquer outro animal que eu quisesse, é que eu realmente queria me parecer com um animal tão fofinho, (não tão dócil) e tão único quanto o suricate.

E você, que está lendo, que animal você seria, e por quê?

Suricate marrom claro com listras nas costas em marrom escuro, de pé com o rabo abaixado e as mãos para frente também abaixadas. O ambiente parece um deserto, não há nada além de areia ou terra.
Suricate — Fonte

PS: e eles ainda fazem túneis pra se refrescarem e fugir de predadores, se isso não sou eu no meu quarto com o ventilador ligado pra fugir de algumas visitas, eu não sei quem é! hahah

--

--

Catarina Rinaldi

Estudante de Desenvolvimento Web Front-end • Entusiasta de UI, UX e Design • Ex-cozinheira, atual amante de inventar comidinhas em casa